O que é Arquitetura Sustentável?

A Arquitetura Sustentável também é conhecida como arquitetura verde ou eco-arquitetura. Surgida nos anos de 1970, ela preconiza que uma construção deve alterar de forma mínima o meio ambiente no qual está inserida. Para se atingir este objetivo, deve-se utilizar a maior quantidade possível de elementos de origem natural, aproveitando de forma racional todos eles para iluminar e ventilar os ambientes.

arquitetura-sustentavel-cerbras

O uso de materiais certificados, que são procedentes de fornecedores legalmente estabelecidos, também é uma prática da arquitetura sustentável. Além disso, eles também devem possuir a mesma crença de preservação do meio ambiente. O uso de materiais reciclados e de energias limpas, como a solar e a eólica, também é indispensável em qualquer construção de arquitetura sustentável.

Um aspecto interessante é que, mesmo após a obra, a preocupação com o meio ambiente não se encerra. O modo como será tratado os resíduos gerados pela construção deve receber especial atenção. Os entulhos, por exemplo, podem ser usados como aterros, na fabricação de tijolos e diversas outras formas de reciclagem que irão contribuir com outras obras.

A seguir, os princípios da arquitetura sustentável:

1. Redução no consumo de energia para aquecimento, refrigeração e iluminação da obra;

2. Uso de fontes de energia renováveis para a maioria das demandas;

3. Consideração das condições climáticas, da hidrografia e do ecossistema do entorno das construções;

4. Eficiência e moderação no uso de materiais de construção, dando prioridade ao baixo consumo de energia e ao uso de materiais reciclados.

O uso da arquitetura sustentável valoriza o imóvel, além de garantir uma vida mais equilibrada para toda a sociedade. A Cerbras apoia as atitudes sustentáveis e possui um comitê de gestão ambiental que avalia os impactos da produção e estuda melhores práticas.

Continue nos acompanhando aqui no blog para outras dicas. Também estamos presentes no Facebook, no Twitter e no Instagram.

 

Fontes: Ecologia Urbana | Wikipedia

Fonte Imagens: Sustentabilidade Arquitetura | Tarsila Girão Arquitetura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *