Diferenças entre os tipos de tijolos

Tipos de Tijolos - Cerbras

Na hora de iniciar uma obra ou reforma, é bom estar atento a todos os detalhes, inclusive ao tipo de tijolo. Pode não ficar evidente, mas existem diversos tipos de tijolos, alguns específicos para cada ocasião, e conhecê-los é essencial para a obtenção de melhores resultados na obra.

Os tipos mais comuns são feitos de argila, argila xistosa, silicato de cálcio ou cimento. Atualmente, passou-se a fabricar também tijolos feitos de cinzas volantes, que sãos resíduos de fumaça, sendo uma alternativa ecológica aos materiais tradicionais. E, com o aumento do incentivo às práticas de responsabilidade ambiental, os tijolos tradicionais começaram a ser substituídos por blocos adobe – tijolos de terra crua, água e palha e, algumas vezes, outras fibras naturais – e blocos de terra comprimida, conhecidos também por tijolos ecológicos, similares ao tijolo adobe.

Tipos de Tijolos - Cerbras

Não apenas o material que é feito, como também seu formato, espessura e tamanhos influenciam na configuração e uso do tijolo. Conheça alguns dos tijolos mais comuns e sua recomendação:

Maciço: Também conhecido como tijolo comum e tijolo de barro cozido. Esse tipo não possui espaços vazios. Dessa forma, proporciona um bom conforto térmico e acústico. Porém, é um tijolo com um gasto relativamente elevado de mão-de-obra e argamassa. Se pretende deixar a alvenaria exposta, é possível escolher entre diversos modelos e cores. E, nesse caso, é importante também impermeabilizá-lo e aplicar verniz.

Furado: Também conhecido por tijolo baiano. Ele é o tipo mais barato, porém o que tem o maior índice de desperdício. Não aguenta o peso de estruturas, mas garante um conforto térmico melhor que os tijolos comuns. Também possui ranhuras que permitem uma melhor aderência da argamassa.

Laminado: São os mais resistentes e menos porosos, resultando em uma menor absorção de água. Sua superfície lisa lhe torna perfeito para alvenaria aparente, pois lhe proporciona um bom acabamento. Porém, seu custo de assentamento é o mais caro, devido a alta absorção da argamassa pelos furos.

Refratário: É feito com argila enriquecida e outros materiais que diminuem a absorção de calor, suportando altas temperaturas. Com isso, ele se torna um ótimo isolante térmico.

Solo-cimento: Uma alternativa econômica aos blocos de concreto. E ainda permite o conforto térmico, estabilizando a temperatura interna.

Tipos de Tijolos - Cerbras

Conhecer os materiais usados na construção ou reforma é importante para você conseguir alcançar o objetivo planejado. Para saber mais sobre outras ferramentas e recursos utilizados em construções e obras, é só acompanhar o Facebook e Twitter da Cerbras. E no site, você pode conferir os materiais de qualidade da Cerbras, que vão dar o diferencial na sua obra.

Fontes: 1, 2, 3 e 4

Posts relacionados

Telhas Prime: conheça a linha completa
Tudo o que você precisava saber sobre as Telhas Prime
Dicas para decorar a casa nesse Natal
Dicas de revestimento para a cozinha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *