Conheça o processo de Produção Limpa das Cerbras

A Cerâmicas Brasileira CERBRAS Ltda foi fundada em 1990 com o compromisso de produzir placas cerâmicas com qualidade e de respeitar o meio ambiente. Em 2011, ampliou sua capacidade produtiva e conquistou o reconhecimento máximo em qualidade, a certificação do selo de conformidade Selo de Conformidade CCB, um Organismo Acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

cerbras-ceramicas-brasil-fabrica

 

A Cerbras considera a responsabilidade ambiental como parte da qualidade do produto, por isso preocupa-se em ter uma produção limpa. Conheça mais sobre esse jeito de trabalhar!

Na Cerbras, a gestão sustentável é realidade desde 2004, com a instalação das estações de tratamento de efluentes (doméstico e industrial), visando a reutilização da água e o descarte adequado ao meio ambiente e também a implantação da coleta seletiva.

A supervisora de mineração da Cerbras, Regilane Costa, reforçar que “a ideia de elaborar um projeto de sustentabilidade ambiental  surgiu quando vimos a real necessidade de integrar aos nossos produtos, a eficiência e uso correto de nossas matérias-primas, água, energia e gás, priorizando a preservação do meio ambiente”, explica. A Cerbras então criou um comitê de gestão ambiental com o intuito de executar ações para reduzir os impactos ambientais adversos.

Para isso, uma equipe faz uso de processos, práticas, materiais ou produtos que evitam, reduzem ou controlam as consequências da atividade produtiva. Na execução das ações, estão inclusos: o destino correto dos resíduos sólidos, a redução das emissões de poluentes, a redução do recurso energético, o reaproveitamento de materiais gerados no processo produtivo, a reutilização da madeira (paletes), o tratamento dos efluentes doméstico e industrial, a recuperação de áreas degradadas pela mineração, a melhoria tecnológica no processo produtivo, o mecanismo de controle de poluição, uso eficiente de recursos e reutilização de materiais, que proporcionam uma melhor relação custo/benefício e a redução dos impactos ambientais.

Dentre as ações citadas, destaca-se a redução dos recursos energéticos, onde implantou-se uma usina geradora que produz 4.500 kwa/hora,  utilizada nos horários de ponta, proporcionando uma economia energética para o país. E o reaproveitamento do ar quente gerado pelos fornos, que antes era emitido para atmosfera, é sugado e canalizado para os queimadores, havendo assim uma redução da emissão de partículas poluidoras e gás carbônico, gerando um ganho imensurável para a preservação ambiental.

Quer conhecer mais sobre as práticas de sustentabilidade da Cerbras? Continue acompanhando nosso blog e nossas mídias sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *